Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Parana, Brazil
Publicarei noticias esportivas de guarapuava e região , e algumas fotos da história do futebol em guarapuava .

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FOTOS ANTIGAS DE GUARAPUAVA( 08 )IGREJA NOSSA SENHORA DE BELÉM... ONTEM E HOJE


A Catedral Nossa Senhora de Belém de Guarapuava igreja foi fundada em 1819, pelo padre Francisco das Chagas Lima , criada inicialmente como igreja fortaleza, pelo seu caráter religioso e de defesa do território português.
A igreja já passou por várias reformas, mas mantém as suas principais características. É um verdadeiro exemplo de preservação do patrimônio histórico.




O padre Francisco das Chagas Lima que estava na região de Guarapuava devido a expedição enviada pelo príncipe D. João, para colonizar os Campos Gerais. Até aquele momento, não havia igreja no local e o nascimento desta era importantíssimo para a catequese dos índios. Documentos oficiais registram que a partir da instalação da Igreja, começou a nascer em torno dela a cidade de Guarapuava.




Somente em 1841 a construção da Matriz começou, adotando o estilo barroco e tendo como base a planta feita pelo Padre Chagas.


Com o passar dos anos, a Catedral precisou passar por algumas mudanças, para que sua estrutura não fosse comprometida.
ANTES...
DEPOIS...


ANTES...
DEPOIS...

CHUVA DE PEDRA EM 68/69

NEVASCA EM 65
ANTES...
DEPOIS...

O altar-mor foi construído por dois padres artistas, vindos especialmente de Minas Gerais. A pintura foi feita somente em 1922. Na década de 30, foi realizado um aumento nos fundos.







- Histórico da Diocese de Guarapuava


A diocese de Guarapuava foi criada aos 16 de dezembro de 1965 pela Bula "Chisti Vices", do Papa Paulo VI, desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo.

O primeiro Bispo diocesano foi Dom Frederico Helmel, SVD(1966 a 1986) Em 1986, assume a Diocese de Guarapuava Dom Albano Bortoletto Cavallin, que ficou a frente da diocese até o ano de 1992

Com a transferência de D. Albano, Pe Cassiano Waldner permaneceu como Administrador Diocesano.

Em 19 de março de 1995, assume como Bispo Diocesano D. Giovanni Zerbini, SDB. D. Giovanni ficou à frente da Diocese até o dia 02 de julho de 2003, data em que foi aceita sua renúncia. Nesta mesma data, assume como Bispo da Diocese de Guarapuava, D. Antônio Wagner da Silva, SCJ, que desde 18 de junho de 2000 era o Bispo Coadjutor da Diocese

Situação Geográfica

A diocese de Guarapuava está localizada no Centro-Sul do Estado do Paraná. Com uma superfície de 27.360,2 km2, e com uma população estimada em 600 mil habitantes, a diocese limita-se com as dioceses de Palmas-Francisco Beltrão, União da Vitória, Ponta Grossa, Apucarana, Campo Mourão e com a arquidiocese de Cascavel, contendo hoje 31 municípios

Comunidades Eucarísticas

A diocese de Guarapuava é composta de 46 comunidades, entre paróquias, quase-paróquias e comunidades autônomas. No total, são 1.091 Comunidades, distribuídas em quatro decanatos: Centro, Pinhão, Laranjeiras e Pitanga. A diocese conta hoje com 85 sacerdotes e 03 irmãos consagrados a serviço das comunidades, entre diocesanos e religiosos, 1 sacerdote estudando na Itália e 3 sacerdotes desenvolvendo o seu apostolado em outras dioceses e 1 aposentado na Itália.



Nenhum comentário: