Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Parana, Brazil
Publicarei noticias esportivas de guarapuava e região , e algumas fotos da história do futebol em guarapuava .

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FOTOS ANTIGAS DE GUARAPUAVA (2)

FOTOS DO ACIDENTE AÉREO DE 1959 EM GUARAPUAVA ACONTECIDO NO MÊS DE NOVEMBRO NA ESQUINA DA GUAIRA E XAVIER DA SILVA, ONDE LEVOU A ÓBITO 9 PESSOAS E 3 FERIDOS QUE RETORNAVAM DA MISSA NA ESCOLA DOMINICAL DA IGREJA PRESBITERIANA BETEL NA SANTANA NA MANHA DE DOMINGO ,TODAS AS VITIMAS ERAM PARENTES, SOBREVIVEU DONA CACILDA E JOEL JONSSON QUE NA OCASIAO ESTAVA NO VENTRE DA MESMA . O AVIÃO ERA UM BI-MOTOR DA COMPANHIA DE AVIAÇÃO DA CIDADE DE CURITIBA. CONTA A HISTÓRIA QUE O PILOTO ERA DE FAMÍLIA TRADICIONAL , E O DESASTRE OCORREU QUANDO O CONDUTOR DA AERONAVE QUIS SE MOSTRAR A UMA MOÇA QUE ELE TINHA CONHECIDO NO CLUBE GUAIRA NO BAILE NA NOITE ANTERIOR, PERDENDO O CONTROLE DA MAQUINA QUE BATEU A ASA NUM POSTE E CHOCANDO-SE AO SOLO PRÓXIMO A UM ÓNIBUS QUE SAIA DE GUARAPUAVA A FOZ DO IGUAÇÚ.

Anônimo disse...

Prezado Dirceu, a notícia do acidente aéreo em Guarapuva, no dia 8 ou 9 de novembro de 1959, é fato histórico. Sou sobrinho de uma das vítimas. Lembro-me bem das fotos publicadas na Tribuna do Paraná na época. Algumas correções devem ser feitas. Confira o arquivo da Tribuna. Os fiéis atingidos (uma família inteira, salvando-se apenas a mãe)saíam de uma igreja protestante (não havia diocese na época, logo nem catedral), o avião era um monomotor da FAB, um NA-T6, que foi a Guarapuava pilotado por oficial oriundo de cidade, que fora entragar uma comenda a um aviador civil da cidade, que voava com ele no momento do acidente.

blog do pato disse...

agradeço seu post, preciso se vc tiver relato da tribuna do parana me mande por e-mail, as fotos ganhei de um amigo e os relatos achei em um livro mais vc esta ajudando bastante pra relembrear esse fatidico acidente a qual vc perdeu alguem da familia.Estou a disposição para mais detalhes...um abraço e continue nos prestigiando e nos auxiliando.

Anônimo disse...

Dirceu, verificarei nos arquivos da Tribuna do Paraná, se é que eles ainda devam ter cópia do jornal dos dias 8 e 9 de novembro de 1959. Tão logo tenha novidades, restabelecerei contato com você.

ola: a diocese realmente só foi criada em 1965 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Guarapuava), mas a catedral foi construida em 1841 então já estava lá
Soube relatos de que o avião fazia acrobacias sobre o povo que estava na praça 9 de dezembro logo após a missa de domingo é o que ouvi abç

blog do pato disse...

BLZ...OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, SE TIVER FOTOS ANTIGAS PODE MANDAR POR E-MAIL ...VALEU , NÃO SEI SEU NOME, MAS UM ABRAÇO.

Talento Imoveis disse...

Prezado Dirceu visitei,o seu blog vi
que voce,tem algumas fotos antigas de
Gurapuava.
Meu nome Alaor tenho uma imobiliaria
na Cidade .
Sou apaixonado por fotos antigas,gostaria de saber do presado,
amigo.Se e possivel a autorizaçao pra,divulgar as suas fotos antigas em
nosso blog de imoveis.
O nome de nossa imobiliaria
Talento Imoveis.
O endereço de nosso blog e:
Email pra contato:
talentoimoveis@hotmail.com
belavistanoticias.blogspot.com
Aguardo contato Dirceu AT:Alaor.

batista disse...

gostei muito das foto antigas em guarapuava.

blogão do elvys disse...

dirceu nesse acidente morreu o primo da minha bisavó o nome dele era joel jhonson, e sua esposa ficou queimada mas sobreviveu, mas morreram dois filhos dela e um sobrinho, filho de vitor de lima, dessa familia existe o joel filho de joel jhonson que morreu no acidente.Meu nome é elvys de oliveira machado natural de turvo pr

Anônimo disse...

de fato! Conheço pessoalmente o joel jhonsson, ele estava no ventre de su Mae no dia do acidente. A familia nao voltava da missa, voltava da igreja presbiteriana betel, que fica na santana. esta historia ainda esta viva na memoria de muitos! Hoje ele e sua familia moram em SC! Abraços e espero ter contribuido!

Eder disse...

Dirceu,

Todas as vitimas eram meus parentes, a sobrevivente foi a tia Calcilda(ja falecida) e o Joel Jonsson que na ocasiao estava no ventre da mesma, e o filho do Vitor de Lima(Isaias), mencionado pelo Elvys, é irmão do meu pai, Eziquel de Lima(hoje é professor/geógrafo no Visconde), todas as vitimas, realmente, retornavam da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana.

Abraços, Eder!

blog do pato disse...

VALEU EDER E ELVIS PELA AJUDA,A REMONTEI O TOPICO...VALEU, UM ABRAÇO.

Eder disse...

Dirceu,

só mais uma observação: O Vitor de Lima não estava junto, ele somente foi mencionado por ser pai de uma das vitimas. E as vitimas retornavam da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Central, pois nessa data ainda nao existia a Igreja Presbiteriana Betel.

abraço, Eder!

Anônimo disse...

Meu tio Pedro Mysrinsky foi um dos sobreviventes deste acidente, ele era uma das 3 pessoas que estavam no ônibus que foi atingido, ele está vivo ainda e foi ele que comentou sobre o acidente e então encontramos as fotos no seu blog.

Marcos

Ler esta reportagem me fez voltar as lembranças de nossa familia.Sou sobrinha de Cacilda(in memorian).Recordo minha avó,irmã de Cacilda,contando que além da tristeza do acontecido,o odor de carne assada era sentido no velório,uma coisa desesperadora,as crianças ali queimadas,lembro que tia Cacilda uma mulher temente a Deus,nunca reclamou ou fez algum tipo de comentário que fosse de blasfemia,sofreu,perdeu filhos,marido,ficou grávida e com as mãos e rosto queimados,criou meu primo, junto de minha bisavó a qual viveu até mais de 90 anos,minha tia faleceu e meu primo fico aí em Guarapuava,hj mora em SC.
Obgada por nos deixar reviver essa tragédia mas poder falar de minha tia e sua fé em Deus.

Unknown disse...

Eu fiquei sabendo desse acontecimento ontem, quem me contou foi o próprio Joel o filho q estava na barriga de sua mãe, ele reside aqui naminha cidade, Jaraguá do Sul, e trabalha em um posto de combustível de frentista perto de minha casa.

renatao disse...

Era um domingo de manhã, brincava no quintal de minha casa onde moramos de 1958 ha 1961, meu pai trabalha no Banco do Brasil, vi quando o avião passou bem baixinho sobre nós pois moravamos uma quadra acima do acidente...Moramos numa esquina proximo a uma igreja. Alguem poderia informar o nome da rua, acho que havia uma praça. ou campo na frente da casa. Ate pouco tempo tinhanmos um pedaço da fuselagem, que dou para alguem que não lembro...

João Ademir disse...

Eu tinha onze anos de idade, mas até hoje tenho bem clara a imagem terrível de ter presenciado esse acidente muito triste. A fim de ajudar a relembrar os fatos que cercaram esse evento, gostaria de contar alguns detalhes que ficaram na minha memória. Realmente, como disse o Roberto acima, era uma manhã de domingo de céu totalmente aberto. Eu morava na Rua Saldanha Marinho esquina com Rua Guaíra (rua do acidente). Vi perfeitamente quando o avião caiu porque estava com meus amigos de rua brincando quando alguém do grupo (Não lembro se não fui eu mesmo!) disse: “Vejam, é o avião daquele piloto maluco que faz piruetas”. Dissemos isso porque já estávamos acostumados a ver um avião fazendo manobras nada convencionais em cima da cidade. Nós crianças sempre ouvíamos que era sempre um mesmo piloto que periodicamente estava em Guarapuava. Como nos comentários acima informam que ele era da cidade, vejo agora a razão de já estarmos acostumados com “suas piruetas” como dizíamos. Sentamos no meio-fio da calçada a começamos a acompanhar extasiados as manobras que o avião fazia sobre nossas cabeças. Na verdade eram loopings com descidas vertiginosas. Embora crianças, como já tínhamos visto diversas vezes a trajetória que o avião fazia em cada descida, já tínhamos a noção quando ele deveria iniciar o processo de retomar a subida. Por isso todos nós gritamos em uníssono: “Vai cair!” quando sentimos, no looping fatal, que ele não teria espaço suficiente para arremeter. Ou seja, estávamos olhando para a aeronave no exato momento em que ela caiu. Ouvimos o barulho e, estarrecidos, vimos o cogumelo negro de fumaça elevando-se. Não sei hoje, mas na época o Corpo de Bombeiros era na mesma Rua Guaíra do acidente, a poucos metros da minha casa. Corri para dentro de casa para contar para meus pais que assim que entrei me perguntaram que barulho tinha sido aquele. Imediatamente meu pai pegou uma caminhonete com a qual ele trabalhava e subimos todos na carroceria e seguimos logo atrás do caminhão do Corpo de Bombeiros. Em respeito aos parentes das vitima, prefiro não comentar o que vimos. Apenas gostaria de acrescentar alguns detalhes que ficaram na minha memória, mas que, reconheço, precisam ser confirmados. Além das pessoas da mesma família que pereceram no acidente, no avião estariam o piloto e um empresário da cidade de sobrenome Zagonel. Dentro do ônibus, que estava se deslocando entre a garagem e a Rodovia, estariam apenas o motorista e um mecânico (não sei se sofreram alguma coisa). O avião caiu exatamente em cima da família atingida na calçada entre o ônibus e uma casa. No dia seguinte lembro que foi uma comoção geral. Como algumas das crianças que faleceram estudavam na mesma escola que eu (Colégio Tupy Pinheiro que na época era onde hoje é o CEEP Francisco Carneiro Martins), fomos ao cemitério e até hoje não sai da minha memória aquela cena triste de sete caixões enfileirados (acho que dias depois mais dois não resistiram às queimaduras). Na época lembro que saiu uma matéria na famosa revista de circulação nacional Fatos e Fotos.

Unknown disse...

Meu pai, Omar Lopes, filho da Eroni Machado Lopes, que era prima segunda da Cacilda, assistiu o avião fazer acrobacias e cair em parafuso e logo após a fumaça preta. Meu pai morava na Rua Terceira na Vila Santana e correu até o ponto do acidente onde já havia muitas pessoas. Ele também sentiu o cheiro das vitímas queimadas. Somente horas depois do acidente é que a mãe do meu pai recebeu a notícia de que as vítimas eram familiares. A lembrança deste trágico dia é bem viva na memória de meu pai, que reside desde 1975 em Cascavel.

odablog disse...

A familia que foi envolvida no acidente ,estava voltando da escola dominical da igreja presbiteriana central de Guarapuava.A igreja fica perto da Lagoa das lágrimas.Estavam levando um sobrinho para almoçar com eles,Que faleceu também.só sobrou D.Cacilda,Que estava grávida do Joel.

Anônimo disse...

Encontrei seu blog e voltei 60 anos ao passado. Tinha 11 anos de idade, hoje com 70, quando assistia aos voos rasante do NA-T6 nos céus de Guarapuava. Estava eu na região onde hoje se encontra o antigo cinema da rua Vicente Machado, na época campo de futebol. A enorme bola de fogo que subiu ao céu no impacto do avião nada tinha de negra, mas sim de um alaranjado claro e evento de curta duração. Tenho até hoje a lembrança da bola de fogo em minha lembrança como se fosse hoje. Também fui ao local e levei como "suvenir" uma peça do avião para casa. Depois correu notícia na cidade pedindo para que todas as pessoas que tivessem em casa peças do avião que a devolvessem, provavelmente para futura perícia.
Também correu boato que dizia que quem estava pilotando o avião, não era o piloto mas sim seu convidado, pois testemunhas contaram que quando o avião se aproximava do choque ao solo já próximo da vertical, viram o piloto gesticulando de modo desesperado tentando sair da manobra fatal.
10 de fevereiro de 2019.

140356 disse...

muito bem relatado, parabéns

Unknown disse...

As vítimas foram sepultadas no cemitério municipal, em um único túmulo. Eu o encontrei por acaso há poucos dias. Não são nominadas. A lápide informa apenas que no local repousam os restos mortais do acidente "aviatório" de 1959.

Meu pai foi advogado da dna Cacilda. No dia da morte dele ela ela foi e chorou muitou, agradeceu a ele. Moramos um tempo (para reforma da chácara que morávamos) a uma quadra do local do acidente.Lembro do barulho horrível e as pessoas correndo em direção ao ocorrido. Eu era criança e não me deixaram ir. Soube que ela, diante daquela tragédia, citou Jó 1:21, e isso me impressiona até hoje. Alguém da família poderia confirmar isso? Obrigada!

estava conversando com meu avô agora anoite ele me contou sobre o ocorrido, fui pesquisar no Google sobre o acidente e achei o blog... ele era o motorista do ônibus, esta vivo ainda.

Ele tem umas 10 fotos do acidente em casa

Anônimo disse...

Foi uma família da igreja presbiteriana Central.pois na época do tinha essa igreja presbiteriana.e o piloto tava bêbado e era rico e não sabia pilotar.um casal sibreviveo.acho que o heloy jisssom e parente do casal que sobreviveu

As fotos são em Preto e Branco. Tenho um Kit Plastimodelo por montar de um AT-6 escala, maquete 1:72. Sera que existe também alguma foto desse aviao antes do acidente?