Quem sou eu

Minha foto
Guarapuava, Parana, Brazil
Publicarei noticias esportivas de guarapuava e região , e algumas fotos da história do futebol em guarapuava .

terça-feira, 28 de junho de 2011

FOTOS ANTIGAS DE GUARAPUAVA (6)...

Vista parcial de Guarapuava no começo da decada de 60
Igreja Matriz de Guarapuava Nossa Senhora do Belem hoje em dia...
mudança na estrutura na decada de 60...
... Nossa matriz era assim?
O glorioso Gremio Oeste em desfile de 7 de setembro
Jogadores do Gremio Oeste comemorando o hexa-campeonato de 58 em desfile 7 de setembro, unico Hexa Campeão do amador de Guarapuava.
Mais uma foto de Guarapuava começo dos anos 60
Foto mostrando nosso Quartel no tempo de Cavalaria
Wilde Martini, Miss Tania Mara franco de Souza com a Taça Julis Rimetem 64, de boné atras Oliveira junior e Zeca Maria e outros...
Prefeito Moacir Julio Silvestre discursando no palanque municipal em 60


Primeiro esquadrão de Cavalaria se apresentando a autoridades da cidade.
Desfilando em frente ao palanque oficial...
...Cavalaria passando em frente a Casa Real que estava em construção.

2 comentários:

Cássia Mello disse...

Olá..
Sou professora e sempre recorro ao seu site para buscar fotos antigas de Guarapuava para mostrar aos meus alunos. Gostaria de saber se possui alguma foto antiga em que apareça o parque do lago antigamente. Gostaria de usar a foto em uma aula de educação ambiental já que o parque foi revitalizado e é hoje um ponto turístico importante em nossa cidade. Gostaria de mostrar as crianças como ele era antes dessa revitalização. Conto com seu apoio. Meu a-mail é rita_de_cassia_mello@hotmail.com .Aguardo resposta. Obrigada.

José Coriolano Lacerda Ribas disse...

Olhando as fotos postadas neste seu blog, permita-me - por gentileza - tecer alguns comentários a respeito:
1 - A foto (intitulada “mudança na estrutura na década de 60...”) que mostra a construção da torre ao lado da igreja (que hoje é a Catedral de Guarapuava) fôra concluída ao final dos anos 50 e, portanto, durante os anos 60 essa torre já estava concluída e pronta desde o início dessa década. Essa torre fôra construída ao lado da igreja, porque a torre original já estava com sua estrutura comprometida na 2ª metade da década de 50. A Diocese de Guarapuava só fôra criada em 1966 e o 1º bispo fôra Dom Frederico Helmel (Portanto, a Igreja N. Sª de Belém só passou a ser a Catedral N. Sª de Belém a partir dessa data). A 1ª foto de seu blog (intitulada “Vista parcial de Guarapuava no começo da década de 60”), assim como aquela intitulada “Mais uma foto de Guarapuava começo dos anos 60”, na verdade é referente ao final da década de 50, pois mostra ao fundo a torre ao lado da igreja N. Sª de Belém ainda sendo construída (é possível ver, também, o prédio do hoje Colégio Estadual (e à época conhecido como Escola de Aplicação) Visconde de Guarapuava).
2 – A casa que se vê (de frente para a Rua Mal. Floriano e) ao fundo da fotografia intitulada “Desfilando em frente ao palanque oficial...” abrigou o “atelier” (ou estúdio) de fotografias do “Quartieiro” o qual (pelas informações que tive na época) conseguiu tirar – em 08 de Novembro/1959 – fotos (*) da queda do avião de caça da FAB na Rua Guaíra (se não me falha a memória, próximo à esquina com a Rua Xavier da Silva) provocando a morte do piloto (oficial da FAB, sobrinho do Dr. Ruy Virmond Marques) e o Sr. Zagonel (pai da Maria Helena Zagonel Lacerda e da Maria Alice Zagonel Silvestri), além de muitas crianças e o motorista do ônibus que as levava a um piquenique (o ônibus era fretado da empresa “Expresso Oeste Paraná” a qual, em meados dos anos 60 foi adquirida pela empresa “Princesa dos Campos”). O acidente ocorreu por volta das 11h00 da manhã desse dia (um domingo, quase ao término da missa dominical das 10h00 na (atual) Catedral de Guarapuava).
(*) – Vi, algumas dessas fotos publicadas em uma edição da revista “O Cruzeiro” ou “Manchete” da época (não me lembro em qual delas, e também não sei em qual edição de uma dessas revistas foram essas fotos (ou parte delas) publicadas).